Joe Ranft - Sua carreira e trágico acidente em 2005

Joe Ranft foi um importante animador e roteirista do mundo da animação, mais conhecido por seu trabalho na Walt Disney Animation Studios e na Pixar Animation Studios. Ele nasceu em 13 de março de 1960 em Pasadena, Califórnia, nos Estados Unidos, e começou sua carreira na animação em 1980, trabalhando na Disney, onde foi responsável por desenhar personagens coadjuvantes em filmes como The Fox and the Hound e The Black Cauldron.

Após uma passagem pela CalArts, Ranft se juntou à equipe da Pixar em 1991, onde trabalhou em vários dos primeiros curtas do estúdio, incluindo Luxo Jr. e Red's Dream. Ele também trabalhou em vários dos primeiros longas da Pixar, incluindo Toy Story (1995), Vida de Inseto (1998) e Monstros S.A. (2001). Além disso, ele trabalhou como roteirista em muitos desses filmes, colaborando com alguns dos diretores mais famosos da Pixar, como John Lasseter e Andrew Stanton.

Apesar de sua carreira de sucesso como animador e roteirista, Ranft teve uma morte prematura e trágica em 2005. No dia 16 de agosto daquele ano, enquanto dirigia um carro nas estradas do Condado de Mendocino, na Califórnia, Ranft perdeu o controle do veículo e caiu em um despenhadeiro de mais de cem metros, não resistindo aos ferimentos e morrendo na hora.

O acidente causou uma grande comoção no mundo da animação, com muitos de seus colegas e amigos prestando homenagens após sua morte. Em um comunicado oficial, a Pixar escreveu: Joe era um artista incrível, um escritor brilhante e um colaborador generoso e engraçado. Ele era um amigo amado e respeitado por todos que tiveram a sorte de conhecer e trabalhar com ele.

Após sua morte, a Pixar continuou a homenagear Joe Ranft em seus filmes. Em Carros (2006), por exemplo, um personagem dublado por Ranft, o caminhão Red, é um dos protagonistas. E em Wall-E (2008), um dos robôs serve como uma homenagem visual a Ranft.

Em resumo, Joe Ranft deixou um legado indelével no mundo da animação, estabelecendo-se como um dos animadores e roteiristas mais talentosos e respeitados da indústria. Sua morte trágica foi uma grande perda para seus colegas e amigos, mas seu espírito e trabalho continuarão a inspirar e impressionar gerações futuras de animadores e fãs de cinema.